colirio para blefarite

A blefarite é uma inflamação nas bordas das pálpebra que provoca remelas, crostas e outros sintomas como vermelhidão, coceira e a sensação de ter um cisco no olho.

Esta alteração é comum e pode surgir de um dia para o outro, em pessoas de qualquer idade, inclusive bebês e é causada por uma alteração nas glândulas de Meibomius, responsável por manter o equilíbrio da umidade ocular. Assim, quando existe uma blefarite estas glândulas deixam de ser capazes de produzir a oleosidade necessária para conter as lágrimas, o que potencializa a inflamação, sendo necessário ser avaliado por um oftalmologista.

Esta alteração nas glândulas de Meibomius pode ocorrer devido ao ato de esfregar os olhos mas também pode ser causada por outras doenças como dermatite seborreica ou rosácea ocular.

Outras doenças que também afetam as pálpebras dos olhos são o terçol, cientificamente chamado de hordéolo e calázio, uma alteração onde as pálpebras também ficam vermelhas e inchadas e por isso sempre que os olhos estiverem irritados, vermelhos e inchados deve-se ir ao médico para descobrir a causa e assim iniciar o tratamento adequado. Veja quais são as principais causas de coceira nos olhos.


Sintomas da blefarite
A blefarite não é uma doença contagiosa e os sintomas incluem:

Vermelhidão e inchaço das pálpebras dos olhos;
Presença de crostas e escamas nas pálpebras
Coceira e irritação nos olhos;
Sensação de que há um cisco no olho;
Lacrimejamento constante dos olhos;
Fotofobia, que é a dificuldade de manter os olhos abertos no sol.
Além disso, outros sintomas que costumam estar presente são a perda de cílios e durante o sono as pálpebras podem ficar coladas, sendo difícil abrir os olhos ao acordar.

O aumento da poluição, excesso de oleosidade da pele, poeira, ar seco e uso de ar condicionado de forma excessiva podem facilitar a instalação da blefarite.

Como é o tratamento
O tratamento para a blefarite é simples e pode ser feito com a correta limpeza dos olhos utilizando um colírio para limpar os olhos e remover as crostas e remelas. Mas pode ser útil colocar uma compressa morna nos olhos diariamente durante 15 a 20 minutos, cerca de 2 a 3 vezes por dia, até a completa remissão dos sintomas.

Quando o indivíduo possui blefarite causada por rosácea ocular é recomendado o uso de antibióticos em forma de comprimidos. No entanto, o médico também pode indicar o uso de pomadas antibióticas, contendo tetraciclina ou sulfa, que devem ser aplicadas nos olhos antes de dormir, porque elas podem deixar a visão embaçada.

blefarite tratamento pomada

Tratamento caseiro

No tratamento caseiro para inflamação nas pálpebras deve-se optar pelo consumo de alimentos anti-inflamatórios como salmão, laranja e acerola para acelerar a cura. Veja mais exemplos de alimentos que ajudam a curar a blefarite mais rápido clicando aqui.

Além disso as compressas de camomila podem ajudar a acalmar a pele e a irritação, trazendo alívios dos sintomas. Basta preparar um chá de camomila com 1 colher de (sopa) de flores de camomila em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. A seguir deve-se coar e a solução está pronta para ser utilizada.

Para limpar corretamente os olhos durante uma blefarite, você deve:

Lavar as mãos;
Colocar algumas gotas de colírio ou chá de camomila logo após seu preparo num cotonete, gaze ou compressa - Veja quais são os tipos de colírio e para que servem;
Olhar para cima enquanto limpa a pálpebra inferior e fechar o olho enquanto limpa a pálpebra superior;
Lavar novamente as mãos.
Não se deve tentar retirar as crostas sem usar o colírio porque a sua remoção pode deixar a região muito, sensível, irritada e sangrando.

Enquanto estes sintomas estiverem presente deve-se evitar ao máximo utilizar maquiagem e lentes de contato para acelerar o processo de cura. O tempo de tratamento pode variar de semanas a até 1 ou 2 meses, sendo que nos casos de maior demora existem doenças associadas, que também devem ser corretamente tratadas para que a blefarite possa ser curada.


Sinais e melhora
Os sinais de melhora surgem após o início do tratamento com a diminuição de crostas e irritação ocular.


Sinais de piora
São caracterizados pela permanência ou agravamento dos sintomas, havendo pus e sinais de infecção como febre, e por isso se estes sinais surgirem deve-se voltar ao médico.


Possíveis complicações
Podem surgir complicações devido ao aumento das bactérias, o que desencadeia sinais mais fortes de alergia, como intensa coceira e irritação nos olhos. Estes também pode ocorrer devido a má higiene dos olhos ou da aplicação incorreta dos medicamentos recomendados, por isso, nestes casos o médico poderá recomendar o uso de corticosteroides em pomada.

A melhor forma de evitar a blefarite não ficar esfregando as mãos nos olhos e manter a área devidamente limpa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *